Ciclistas da UPF vencem Copa Itá de Mountain Bike

familia_machado

O lugar mais alto do podium mais uma vez ficou com a família Machado.

Pai e filha, Ricardo e Luana venceram, no domingo, 06 de setembro, a Copa Itá de Mountain Bike Olímpico. O circuito de três quilômetros próximo ao Rio Uruguai, na cidade catarinense, exigiu muito condicionamento físico, técnico, força e coragem dos ciclistas da Universidade de Passo Fundo (UPF), que buscaram marcar pontos no ranking nacional.

Entre vários obstáculos, os atletas precisaram passar por trilhas estreitas entre pedras, descidas enlameadas e escorregadias entre raízes e pedras no meio da mata, pontilhões em riachos e subidas íngremes em estradas de chão batido. A combinação perfeita para uma legítima prova de Cross Country Olímpica.

Ricardo Machado, que largou na Máster Masculino para percorrer seis voltas (18 quilômetros) no circuito, já largou forte para entrar entre os primeiros na trilha e se posicionou entre os líderes da prova.

O competidor chegou a assumir a liderança na segunda volta, mas foi ultrapassado e desceu para o terceiro lugar. Depois ele foi se recuperando e na terceira volta reassumiu a liderança da prova para não ser mais ultrapassado, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar em uma hora, 14 minutos e 58 segundos.

Já Luana Machado, atual campeã brasileira na sub-23 feminina, disparou na frente de suas adversárias desde a largada para percorrer cinco voltas (15 quilômetros) e abriu uma grande vantagem. Ela cruzou isolada a linha de chegada em uma hora, 20 minutos e 32 segundos, sagrando-se campeã.